domingo, 13 de setembro de 2009

Nome do blog

Amigas(os), como ninguém sugeriu o nome (nossa identidade),para o nosso nosso blog, tive que colocar um.
O nome parece óbvio, mas pensei nas histórias que ouvi no nosso primeiro encontro, onde muitas (os) falaram de suas experiências em ficar com turmas de alfabetização. Sempre as turmas que não tinham professores, turmas com alunos com "problemas de aprendizagem", professores(as) novos (as), que por uma questão de "hierarquia temporal" eram os últimos a escolher... e adivinha? Turmas de alfabetização!
Então pensei:UFFALBETIZAR, UFF!!! Como um suspiro de medo, desespero, insegurança e tantos outros sentimentos. Entramos talvez não por desejo ou vontade de estar ali para ALFABETIZAR... Mas agora, não queremos mais sair.
Que bom que ainda existem pessoas como nós, que inconformadas (os) com o fracasso escolar das crianças de classes populares procuramos aprender, trocar e compartilhar conhecimentos e os problemas que vivemos no cotidiano de nossas salas de aula.
Como a Carmen Perez falou na maravilhosa aula que tivemos sábado, a alfabetização é um conceito em movimento, e cabe a cada uma (um) de nós, começarmos a semear, para que possamos com os frutos, colhermos mudanças.

Um abraço
Carla Bronzeado

11 comentários:

  1. Perfeito!!! O nome ficou mais do que adequado! Parabéns pela ideia!! Estou emocionada em conhecer historias como as desta turma, de profissionais que se sacrificam, superando distâncias para se entregarem de corpo e alma para crianças tão necessitadas de um futuro mais feliz e de um presente mais justo para poderem um dia,escreverem seu passado com dignidade, sendo leitoras de fato do mundo que as cercam e assim, colaboradoras da construção da paz.Quando eu crescer, quero ser assim,como estas professoras!!!rsrsr O dia que eu tiver a oportunidade de conhecer estas realidades, desejo estar como elas:repletas de desejo de ensinareaprender!!Um abraço a todos!
    Carla Alves Essinger

    ResponderExcluir
  2. Oi gente,
    Achei esse "lugar" incrível para podermos trocar idéias, escrever nossas reflexões, perguntas, dúvidas e angústias, e nos ajudarmos mutuamente na construção desse caminho... que bom poder estar neste grupo!!
    Beijos e parabéns a Carmen e a vocês todos pela iniciativa do blog!!
    Marisol

    ResponderExcluir
  3. Gente, como vcs são competentes. Demais!!!!!!
    Adorei o nome do Blog.
    Acho que esse pode ser um espaço muito interessante de debates, socoalização de conhecimentos e troca de experiências.
    Parabéns turma!
    Até sexta.
    Carmen

    ResponderExcluir
  4. Carla, você conseguiu traduzir muito bem o que buscamos e sentimos, adorei o nome do blog!!!!
    Podemos sim fazer a diferença na vida de cada aluno que passa por nós.
    Estou muito feliz por fazer parte deste grupo...
    Beijos, Milena

    ResponderExcluir
  5. Carla
    Parabéns! A escolha do nome foi acertadíssima e vc escreveu exatamente como nos sentimos!
    Que esse espaço seja muito bem utilizado por cada um de nós.
    Bjocas para todos!
    Ana Regina

    ResponderExcluir
  6. Carla,
    Também adorei o nome do blog,adorei também sua fala de apresentação.Que esse espaço seja a continuidade das inquietantes reflexões que estamos tecendo durante as aulas.
    Muito bom ouvi todos desse grupo.Estar com vcs é maravilhoso.
    Bjus e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. O nome ficou muito bacana... O espaço do blog é infinitamente útil para que possamos trocar saberes e experiências. Que possamos, com essas trocas de experiências, tornar possível a escola que tanto sonhamos...

    "Que sejam estrelas
    que povoem a minha estrada
    Que venham os brilhos
    a iluminar a caminhada
    Que haja alegria
    para o avanço da passada
    E que haja o sonho
    fiel companheiro
    sem o qual a vida é nada!"

    Um poema meu de presente para o nosso blog e para os nossos sonhos e encontros. Até!

    ResponderExcluir
  8. Amiga Carla, você realmente é brilhante!! O nome do blog é um sucesso!! Obrigada por me incentivar a participar deste grupo, que se preocupa com a alfabetização de crianças que tanto precisam de nós, pessoas insatisfeitas com suas práticas, que buscam novos caminhos para promover o sucesso de nossos alunos!!

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal,
    Ao findar do módulo I, Alfabetização e Produção do Conhecimento, da Pós-graduaçõo, Alfabetização das Crianças das Classes Populares, com as professores Carmen Perez e Maria Tereza Goudard, que nos suscitou tantos questionamentos, embates e desconstruções percebi que nós, que estamos na busca por respostas sempre teremos questionamentos e eu acho que é isso que mantêm a vontade de ensinar e aprender sobre ensinar a cada dia. Estamos na busca por acertar que venhamos sempre estar buscando isto para que possamos ser profissionais da educação que fazem uma diferença positiva no processo de aprendizagem dos nossos alunos, enfim no sistema educacional brasileiro.

    ResponderExcluir
  10. Amigos e amigas de Curso,
    Estou tentando organizar minhas ideias a partir da leitura da entrevista de Carlos R. Brandão com Antonio Cicero relacionando-a com o cotidiano escolar. Como foi solicitação da profesora EDWIGES que fizéssemos comentários sobre este texto,segue uma observação ou reflexão no que diz respeito à questão do erro:Na página 162, quando Ciço responde sobre como é ensinamento das cantorias dos foliões, ele diz :"...De ver os mais velhos, de fazer igual,errando, pelejando".Fiquei pensando que muitas vezes intoleramos o erro na escola,quando sabemos, que de fato ele é parte tão importante no processo de ensinoaprendizagem e este homem de forma simples e sábia coloca a naturalidade do tentar, do errar para aprender.
    Achei interessantíssimo o texto do Carlos Brandão e vou procurá-lo na íntegra, já que copiei apenas a entrevista.
    Um abraço e até sexta!

    ResponderExcluir